Thursday, October 12, 2006

Taizé 2006 - grupo ixvus

Os ixvus, um grupo juvenil da paróquia de S. Maximilinao Kolbe, em Chelas - Lisboa - nasce a seguir o sacramento do Crisma que recebem em 2003. Composto por 8 jovens, que participam em várias actividades paroquiais, por 2 animadoras que nos incentivam a fazer mais e melhor e por um frei franciscano sempre disponível para nós – em tempos o frei Domenico, actualmente o frei Luca – os ixvus, decidiram no ano passado que na ultima semana de Julho de 2006 iriam uma semana a Taizé. O Encontro Europeu de 2004, em Lisboa, assim como várias orações de Taizé na Igreja de S. Nicolau marcaram o início desta aventura na nossa caminhada. “O espírito que se vive em Taizé é de pura e total simplicidade e união, se tal não fosse, como se justificaria que durante uma semana, milhares de pessoas se juntem três vezes ao dia para orar e partilhar a refeição?”, diz-nos Ana, membro dos ixvus. Salientamos a diferença cultural e de experiências, mas ao mesmo tempo a semelhança entre os cerca de 4000 jovens naquela semana em Taizé. Todos concordamos no que toca às orações: são fantásticas! Nelas é possível presenciar, a simplicidade das pessoas e dos cânticos e viver num espírito de total comunhão.
http://www.taize.fr/pt
http://www.taize.fr/pt_rubrique491.html

Meeting Giovani verso Assis - grupo 3xxx

Monday, October 09, 2006

Acampamento 2006 - grupo maranthás

Participámos no acampamento de Verão de 23 a 28 de Agosto no Entroncamento. Na bagagem, para além das coisas materiais, levámos disponibilidade, alegria e vontade de partilhar. Quando chegámos encontrámos um espaço vazio que preenchemos com aquilo que tínhamos no espírito e na mochila.
Nestes dias aprendemos a estar juntos, passeámos muito, visitámos novos lugares, onde descobrimos a importância do silêncio na oração e a diferença entre liberdade e libertinagem.
Para nós o momento alto do acampamento foi a visita ao convento das irmãs clarissas. Lá descobrimos que não é pelo facto de viverem em clausura que são menos úteis, antes pelo contrário, sentem-se realizadas e felizes por puderem ajudar os outros através da oração, vivendo desta forma o amor de Deus.
Regressámos felizes, preenchidos, com novos amigos e aprendemos, entre outras coisas, a distinguir igreja monumento e igreja humana
Do acampamento trouxemos paz, amor, amizade, partilha, fé renovada, experiências enriquecedoras, novos conhecimentos e alegria, que colocamos este ano ao serviço da comunidade através da catequese.


Irmã Lourdes

A seguir o testemunho dos nossos jovens durante a vigília de S. Francisco – 3 de Outubro de 06 - irmã Lourdes também trouxe o seu testemunho de quem tem feito a caminhada juvenil na nossa paróquia.
A sua mensagem final foi bastante forte e significativa porque ligava directamente com a nossa experiência. Ela disse com sua palavras mais ou menos isso (pediremos a ela que também nos deixe por inscrito o seu testemunho):

«Muito bem Taizé, muito bem Assis, muito bem o acampamento.
Muito bem o entusiasmo com que regressaram e a vontade com que ficaram de voltar.
Mas tudo isso não é nada se não passa disso. Se tudo issso não serve para dar mais um passo em frente, se não soubermos «ultrepassar» ...

«Também eu passei por todos estes momentos fantasticos na minha caminhada juvenil nesta paróquia. Mas a minha entrega total a Deus e à sua Igreja teve de passar também pelos pequenos chamamento que Deus fazia no dia a dia de disponibiliazar-me para ele a para os irmãos: coro, catequese, animadora... tudo o que era pedido, tudo o que era necessário».